Primeiro-ministro nomeou Vangelis Venizelos para a pasta de Finanças.
Premiê também nomeou Stavros Lambrinidi para Relações Exteriores.
Venizelos substitui Giorgos Papaconstantinou, bastante impopular por defender as reformas econômicas austeras para seguir recebendo ajuda externa. Aos 54 anos, é deputado pela região de Salônica. Ele ocupou no passado diversas pastas. No currículo, tem curso de leis na própria cidade de Salônica e estudos de pós-graduação em Paris, além de ser considerado um destacado constitucionalista.
Na corrida pela liderança do partido em 2007, foi o principal adversário de Papandreou.
Venizelos será também vice-presidente do governo, enquanto Papaconstantinou vai para o Ministério de Meio Ambiente e Energia.
Além disso, o novo ministro de Relações Exteriores da Grécia será Stavros Lambrinidi, até agora chefe do grupo do Pasok no Parlamento Europeu.
De acordo com Papandreou, “a reforma ministerial tem como objetivo dar mais eficácia e coesão ao governo”.
A reforma ocorre após os violentos protestos da quarta-feira (15), em Atenas e outras cidades gregas, contra as medidas de austeridade que o governo quer aplicar, em conformidade com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Papandreou precisará agora buscar um voto de confiança do Parlamento para a nova equipe e levar adiante o plano de cinco anos de aumento de impostos, cortes de gastos e privatizações, evitando a moratória da dívida grega.
(*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário